Associados
Tamanho da fonte: 1 2 3
23/08/2019 - 14:40:38

Marcelo Rosenbaum Visita o Cariri Durante I Seminário Internacional de Patrimônio Mundial da Chapada do Araripe

SINDIEVENTOS-CE

Na palestra “ Chapada: da Cultura ao Design Essencial”, Rosenbaum apresenta o conceito de seu projeto de impacto social.  

A convite do Sesc, Senac e Fundação Casa Grande, o designer paulista Marcelo Rosenbaum participa do “Diálogos entre Territórios”, um dos momentos do Seminário Internacional de Patrimônio Mundial da Chapada do Araripe. O encontro reúne pesquisadores e gestores culturais para elaboração um dossiê sobre a Chapada do Araripe a ser apresentado à Unesco para o reconhecimento da cultura e bioma como Patrimônio da Humanidade.

Ao lado de Marcilene Barbosa, representante do Povoado de Várzea Queimada, Rosenbaum apresenta seu conceito de Design Essencial na palestra “da Chapada: Da Cultura ao Design Essencial”, às 16h, no Senac Crato.

Ele representa o Instituto A Gente Transforma, projeto de impacto social por meio do Design, definido como movimento de valorização do ser humano e seus saberes ancestrais. A iniciativa é vinculada ao seu escritório, no qual aplica o método de Design Essencial, traduzido na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar os seus valores e saberes essenciais.

O A Gente Transforma já atuou em comunidades rurais do Brasil e Peru com a proposta de conectar-se com o com as histórias do lugar revelando os conhecimentos escondidos na memória do cotidiano, nos símbolos, artesanato, casas e artes tradicionais.

Um desses lugares é Várzea Queimada, povoado de 900 pessoas no sertão do Piauí, onde vive Marcilene e cuja ancestralidade está registrada no livro e documentário e site “Várzea Queimada. Espírito, Matéria e Inspiração”.

(fonte: ascom FECOMÉRCIO CE)


Comentários





Document