Associados
Tamanho da fonte: 1 2 3
24/04/2018 - 11:57:53

Rotas Estratégicas do Turismo no Ceará

SINDIEVENTOS-CE

 

Rosaly Moura (SETUR - CEC); Enid Câmara de Vasconcelos (Abeoc; CS Eventos); Marcos Pompeu (CETUR); Circe Jane (CETUR/ Fecomércio: Sindieventos CE); Anya Ribeiro ( Aceter ); Cíntia Oliveira (SENAC)

Especialistas da academia, instituições classistas e governo que participaram do Painel Rotas Estratégicas da Indústria do Turismo elegeram projetos e ações prioritárias para o setor  com temas transversais que se conversam. As temáticas são cadeias produtivas; produtos e mercados; tecnologia e inovação. As visões são os desejos que o especialistas acreditam alcançá-los com as temáticas para o segmento até 2025. O Painel com especialistas, do Projeto Rotas Estratégicas, aconteceu  em 2017 - primeira etapa - e dia 19 de abril último.  Essa é uma das  Rotas Estratégicas organizadas a partir dos 17 setores e áreas priorizados como Setores Estratégicos para o Ceará.

Dos cerca dos 30 especialistas participantes, estavam empresários dos segmentos de eventos, hotelaria, turismo rural,  turismólogos, agências de viagens, comércio e serviços, além de representantes de universidades.  A presidente da Câmara Setorial da cadeia Produtiva de Eventos, Enid Câmara de Vasconcelos, avaliou como fundamental os projetos que promovam o turismo de eventos e negócios, o levantamento de dados e apoio das entidades. Disse que precisa se "sensibilizar a iniciativa pública do impacto econômico da atividade turística e promover o setor, além do turismo de Sol e Praia." O intuito do momento das Rotas é construir um projeto consistente. 

Segundo o grupo, o que foi consenso é a questão das políticas públicas e da vontade política. "Nós precisamos modernizar e avançar nas políticas públicas. Fomentar as ações do setor para obter os resultados na geração de emprego e renda. Gerar novas possibilidades de negócios. Desde o desenvolvimento de tecnologia, pesquisas, nas questões  tributárias, melhoria da capacitação dos elos, na infraestrutura dos municípios, desenvolver rotas turísticas e produtos turísticos sustentáveis e atrair eventos" sugeriram os participantes. 

Os especialistas que quiserem ainda contribuir com o painel Rotas Estratégicas poderão fazê-lo por meio de um endereço eletrônico que será enviado por e-mail. O Projeto Rotas Estratégicas é a maior ferramenta do Programa para Desenvolvimento da Indústria da FIEC, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção o turismo.  As iniciativas recebem apoio da Confederação Nacional da Indústria(CNI) e do Sebrae.

O projeto Rotas Estratégicas Setoriais tem o objetivo de construir coletivamente, com especialistas da academia, setor produtivo e governo, caminhos possíveis de desenvolvimento para os segmentos e áreas estratégicos, com a identificação de entraves existentes, ações resolutivas estratégicas e tecnologias-chaves para a competitividade do setor, compilados e ilustrados em forma de roadmaps - - mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. Para nortear o trabalho durante os painéis, foram elaborados estudos socioeconômicos com diagnósticos, levantamento de tendências tecnológicas, ativos de pesquisas, desenvolvimento e inovação.

 

 


Comentários





Document