Associados
Tamanho da fonte: 1 2 3
29/05/2018 - 09:44:18

Comitiva cearense marca presença no 34º Congresso Nacional de Sindicatos Empresarias - Bonito MS

SINDIEVENTOS-CE

A Abertura do 34º. CNSE em Bonito(MS) mostrou a cultura que formou o povo sul-mato-grossense em belas apresentações artísticas e performáticas.
O Ceará sediará o evento em 2019. Uma comitiva de cerca de 100 empresários, sindicalistas e colaboradores do Sistema Fecomércio CE estiveram presentes e convidaram os participantes a se fazerem presentes em maio de 2019 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A 34ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais foi planejada como oportunidade para se discutir a ordem econômica do país, os meios para o desenvolvimento da atividade produtiva e a redução da insegurança jurídica. Além das questões econômicas e de mercado, o CNSE Bonito 2018 tem o objetivo de resgata a essência dos sindicatos, que é a luta dos empregadores em favor da Justiça e do Bem Estar Social. Palestras, workshops, seminários, debates que vão despertar a consciência empresarial para o espírito de solidariedade. Um passo importante para construção de uma relação sólida e de respeito mútuo entre capital e trabalho dentro do atual cenário social e econômico do Brasil.

Nas experiências apresentadas, destacou-se um dos grandes desafios enfrentados pelas entidades empresariais: a busca por novas fontes e recursos financeiros para os sindicatos patronais após a reforma trabalhista e as alterações dos contratos de trabalhos frente às mudanças legislativas.
O diretor executivo do SINDILOJAS Blumenau, Márcio S. S. Rodrigues, coordenou o grupo de Trabalho dos Executivos . Os projetos apresentados também abordaram a forma como os sindicatos poderão criar novos meios de arrecadação e quais tipos de produtos podem ser oferecidos para obter receita, devido à queda na arrecadação do imposto sindical.

"Os sindicatos que não optarem por um tipo de atividade, como forma de obter receita por meio de produtos vendidos aos representados, vão enfrentar dificuldades", destacou Rodrigues.

Durante as reuniões, os grupos apresentam trabalhos que contemplam experiências reais e estão relacionados a projetos já executados ou em curso. O melhor trabalho apresentado em cada grupo será premiado pela Comissão organizadora do 34º CNSE, no fim do Congresso, e será escolhido pela apuração dos votos dos membros presentes, juntamente com a comissão permanente.

Contribuição sindical em debate

No segundo dia de atividades do Congresso, a contribuição sindical foi o tema de talk show com a especialista em Direito Econômico, Celita Oliveira Sousa, mediado pelo assessor jurídico do SINDILOJAS Blumenau, Nelson Hamilton Leiria.

Celita destacou como otimizar serviços e produtos dos sindicatos para melhorar as finanças do caixa. "Encaminhar as guias para as empresas chamando a atenção para os prazos, comunicar os benefícios e serviços ofertados pela instituição e que não serão oferecidos para quem não é filiado, podem ser opções para melhorar a rentabilidade", sugere. "Essas ofertas já devem constar nas guias, pois os empresários recolhem bem a contribuição desde que tenham contrapartida, desde que tenham reciprocidade. Os sindicatos têm uma gama imensa de iniciativas para lançar mão nesse momento".

O 34º CNSE é uma realização do Sindivarejo Campo Grande, com apoio da CNC, Sesc MS, Senac MS e patrocínio do Sebrae e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

 


Comentários





Document