26/02/2019 - 20:33:09

Reunião CETUR CE com Diretor da Fraport Fortaleza.

Em sua primeira reunião do ano, na manhã de 12 de favereiro, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomercio-CE (Cetur) teve como convidado o diretor de Operações Aeroportuárias da Fraport, Alan Veras, que falou sobre o plano de expansão do Aeroporto Internacional Pinto Martins. A reunião foi coordenada pela Presidente do Cetur, Circe Jane Teles da Ponte, e pelo Secretário Executivo, Marcos Pompeu, e reuniu representantes de vários órgãos que integram o Cetur.

O Cetur foi criado em dezembro de 2015 com o objetivo de reunir os agentes de turismo que representam as empresas do segmento para o planejamento e a realização de ações que fortaleçam e desenvolvam o setor no Estado do Ceará. A Fraport é uma empresa alemã especializada na administração de aeroportos em vários países e ganhou a concorrência para administrar o Aeroporto Internacional Pinto Martins por 30 anos.

Alan Veras, presente no evento, falou da ampliação da pista em mais 210 metros e do aumento das pontes de embarque, que passam de sete para 15. Embarque e desembarque ocorrerão em pisos diferenciados e muitos dos presentes não entenderam a explicação. Haverá estacionamento para ônibus e vans e o estacionamento de veículos passará de 900 para 1.100 vagas. O assunto gerou abordagem sobre o pouco tempo de tolerância, de 10 minutos, e a cobrança de R$ 14,00 a hora. Veras disse que o serviço é terceirizado e não informou nada sobre uma possível modificação.

Segundo o palestrante, o aeroporto lidera a movimentação internacional no Norte/Nordeste. O crescimento é em função do Hub (Air France/KLM/Gol). A boa notícia foi questionada pelos hoteleiros, que não estão participando deste crescimento na hospedagem. A pretensão deles é que haja uma forma de identificar para onde estão indo estes passageiros ou se eles estão apenas fazendo conexões. No final da palestra, Veras recebeu um brinde da Fecomercio, entregue pelos anfitriões Circe Jane e Marcos Pompeu.( fonte: Edgony online)