Associados
Tamanho da fonte: 1 2 3
22/03/2019 - 20:41:39

Sedet realiza primeiro Seminário Estratégico com setor produtivo

SINDIEVENTOS-CE

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizou, nesta quinta-feira (14), a primeira etapa do Seminário Estratégico para o desenvolvimento econômico do estado nos próximos anos. O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e teve como público-alvo representantes do setor produtivo cearense.

O secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, apresentou aos presentes o plano de governo para o atual mandato do governador Camilo Santana. Segundo ele, a integração entre os setores e a participação de vários entes da sociedade é de extrema importância para a criação de uma política de desenvolvimento eficaz. "Nós queremos definir quais serão as áreas estratégicas para centrarmos nossas energias e, com isso, gerar riquezas, empregos, renda e dar um salto não só quantitativo no PIB, como também qualitativo em termo de bem-estar social. O evento de hoje, não é apenas para que o setor empresarial ouça o que o governo está fazendo, mas também para que eles se posicionem criticamente a respeito do que está sendo realizado e planejado", explicou Élcio Batista.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, a ideia é ouvir o setor produtivo e trabalhadores para que o Governo do Ceará possa definir novas estratégias de desenvolvimento econômico sustentável no Estado.

Além do plano de governo, durante a manhã, o setor produtivo também foi apresentado a Plataforma Ceará 2050 (Fundação Astef); ao Plano de Desenvolvimento Econômico (SPI/Quanta), Plano de Ciência e Tecnologia (Secitece) e a uma síntese dos principais indicadores econômicos do estado (Ipece). No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos para analisar os planos apresentados e contribuírem com ideias que irão auxiliar na construção de ações estratégicas para o desenvolvimento do Estado.

A ideia dos seminários é ouvir o setor produtivo e os trabalhadores para capturar deles sugestões e demandas para que o governo possa aperfeiçoar suas ações em um plano de desenvolvimento que possibilite o crescimento rápido e sustentável do Estado. "Para isso, nós precisamos remover uma série de gargalos que precisam ser identificados junto aos setores empresarial e trabalhador. A estruturação de uma governança pública que facilite as atividades produtivas do Ceará é o nosso grande desafio", explicou o titular da Sedet, Maia Júnior.

Sobre o Seminário Estratégico Sedet

A segunda etapa do Seminário acontece no próximo dia 21 de março com representantes da classe trabalhadora. Em abril serão realizadas as duas últimas etapas. Na terceira o secretário Maia Júnior preside o Seminário que reunirá Secretários Executivos da Sedet, presidentes, diretores e responsáveis pela área de planejamento das vinculadas. Já a quarta etapa será realizada junto a Rede de Desenvolvimento composta por Secretários de Estado e dirigentes dos demais órgãos do Governo que de alguma forma contribuem para o desenvolvimento do estado (Seplag, Secult, Setur, Seinfra, SDA, Secitece, Seduc, Sefaz, Cidades, SRH, Sema, Funcap, Ipece, Etice, PGE, Corpo de Bombeiros, Semace e Assessoria de Relações Internacionais da Casa Civil). Ao final dos encontros, será construída uma agenda de compromissos que contará com um agente de Desenvolvimento responsável em cada órgão. (fonte: ascom gov CE)

 

 


Comentários





Document