25/06/2019 - 13:53:01

Senac e Sindieventos CE formam primeira turma do curso de Montador de Estandes

No dia 13/6 (quinta-feira), o Senac CE e o Sindieventos CE realizaram a formatura da primeira turma do curso de qualificação para Montadores de Estandes. Iniciada em janeiro deste ano no município do Eusébio, a ação teve carga horária de 160h/a e entregou 13 novos profissionais ao mercado, plenamente qualificados para atuar na montagem desse tipo de estrutura em feiras, exposições e outros eventos.

A cerimônia aconteceu no auditório do Senac Aquiraz, com a presença de gestores do Senac CE, Sindieventos, dos professores, representantes das empresas parceiras do projeto e das famílias dos formandos. Na ocasião, eles receberam os certificados de conclusão e tiveram um momento especial para celebrar essa conquista.

Inédito no mercado cearense, o curso foi totalmente gratuito, em sintonia com o objetivo do Senac CE e do Sindieventos de promover a inclusão social por meio da oferta de educação profissional. Para tanto, outra medida – viabilizada em cooperação técnica com o Sindicato ­-, foi garantir a contratação de pelo menos 50% dos alunos formados, em até 60 dias após a certificação.

Assim, o objetivo da formatura, além de marcar esse momento importante para os concludentes, foi de apresentá-los como novos profissionais a possíveis contratantes – no caso, as empresas parceiras que trabalham com montagem de estruturas em eventos. Parte delas se adiantou ao prazo de dois meses e já contratou alguns dos ex-alunos.

demanda por mão de obra qualificada na função de montador de estande foi identificada por meio de um comitê consultivo do Setor de Eventos do Senac CE e do Sindieventos, a partir de necessidades apontadas por empresários.

"Havia uma carência desse tipo de mão de obra para empresas do setor. Solicitamos o curso ao Senac, em caráter pioneiro. Em parceria com empresas associadas ao Sindicato, acreditamos que vamos absorver todos os 13 novos profissionais; queremos aproveitar essa mão de obra nos próximos meses, de alta estação de eventos, em trabalhos no Centro de Eventos do Ceará e outros espaços, onde alguns dos alunos estagiaram durante o curso", completa Circe Jane.

Ela também adianta que o Sindieventos pretende solicitar uma nova edição do curso para o início de 2020, dessa vez com conteúdo mais avançado, voltado à montagem de estandes mais complexos.

(fonte: ASCOM Fecomércio)