Associados
Tamanho da fonte: 1 2 3
24/07/2019 - 14:06:45

15º Festival Musical da Ibiapaba - Um Abraço à Cultura e Integração com o Turismo

SINDIEVENTOS-CE

Com mais de 40 apresentações musicais, o Mi – Festival Música da Ibiapaba, começou dia 20 e segue até o próximo dia 27, em Viçosa do Ceará, mostra seu tom com artistas diversos, abraça a cultura local e lança uma integração com o turismo através do roteiro com visita guiada que destaca 26 bens culturais da cidade-cenário do evento.

Envolvendo artistas da capital, da região da Ibiapaba e outros interiores do Ceará, o Festival Mi, em Viçosa do Ceará, dá tom além de voz quando diz “Até o Mi tocar toda Ibiapaba” em sua edição de debute. A noite de abertura do evento contará com as apresentações da Orquestra Estrelas da Serra, de Croatá, além de Fausto Nilo, apresentando-se no tradicional patamar da Igreja da Matriz e Marcus Caffé, que fechará a noite com seu show em homenagem a Humberto Teixeira.

Nas noites seguintes, teremos do rock progressivo da banda Os Bardos, de Tianguá, à música popular nordestina com o Trio Arupemba, de Guaraciaba do Norte, além da pegada eletrônica do Caboco Eletrônico – Di Freitas, de Juazeiro do Norte. Dos nacionais, além do paraense Felipe Cordeiro, teremos a baiana Sanfonástica Mulher Lona, os paulistas Sexteto Mundano e Maiara Morais e Quarteto e o projeto especial paraibano Jackson Racional e os Afrobatuques. Não podemos deixar de citar as participações dos Tesouros Vivos da Cultura, as Mestras Ana Maria, com seus dramas, e Cacique Pequena, da tribo Jenipapo-Kanindé e o Mestre Expedido Caboco, com sua banda cabaçal, que além de participarem da oficina de Cultura Popular, apresentam-se nos palcos do Mi.

Na  programação recheada com mais de 40 apresentações musicais, além de rodas de conversa e exibições de videoclipes, curtas e longas-metragens, a 15ª edição do Festival Mi – Música da Ibiapaba tem suas tradicionais oficinas durante o dia e, durante as noites, a partir das 18h, convida para programação gratuita dividida nos palcos Jackson do Pandeiro e Nação Tabajara, além do Theatro Dom Pedro II e da Feira do Mi.

Os nomes dos palcos refletem duas importantes questões do evento: a homenagem ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro, famoso pela sua irreverência e criatividade musical, em palco que leva seu nome e a conexão com a cultural local que busca mostrar a riqueza artística da Ibiapaba no palco Nação Tabajara, uma parceria com o Estúdio Mangaio, responsável por esta curadoria. Dos 32 artistas e bandas presentes nesta edição, 19 são do interior do Ceará.

ROTEIRO “MEMÓRIAS DE VIÇOSA DO CEARÁ” - Aproveitando o cenário cheio de belezas materiais e imateriais que Viçosa do Ceará oferece a cada ano, nesta edição comemorativa, o Festival Mi lança o Roteiro “Memórias de Viçosa”. Uma oportunidade de conhecer a cidade que emana sons e melodias de tempos distintos impressos em cada fachada, em cada patrimônio arquitetônico e paisagístico que dão a dimensão material das memórias e afetos dos seus moradores e visitantes.

Trata-se de uma visitação guiada a 26 bens culturais relacionados ao campo do patrimônio cultural e memória da cidade que ocorrerão nos dias 21 (domingo), 23 (terça-feira) e 26 (sexta-feira) em dois turnos (9h às 12h e 14h às 17h) com saída programada no patamar da Igreja da Matriz em grupos de 25 pessoas por turno.

Feira do Mi - Além de convidar o público a viver a música e os bens culturais, o Festival Mi ainda oferece a oportunidade do público de se inspirar com o artesanato e a gastronomia da Serra da Ibiapaba. Com aulas-shows, exposição de produtos como mel, café, cachaça, flores e orgânicos, a Feira do Mi acontece de 25 a 27 de julho, de 18h às 23h.

O 15º MI – Festival Música da Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Instituto Dragão do Mar,  em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e conta com parceria da Prefeitura de Viçosa do Ceará e do Sebrae.

(Fonte: Rota do Sol)


Comentários





Document