CETUR e Fecomércio realizam programação voltada para debater o setor do Turismo

CETUR e Fecomércio realizam programação voltada para debater o setor do Turismo

Debater de forma aprofundada sobre o atual cenário e as perspectivas do Turismo, um dos setores mais importantes em movimentar a economia do Ceará. Esse é o principal objetivo da programação realizada pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Sistema Fecomércio Ceará (CETUR), que acontece dos dias 23 a 30 deste mês, e promoverá vários debates sobre o tema. O evento destaca o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, e também vem apresentar o setor como parte importante do comércio, através do conceito “Comércio e Turismo viajam juntos”.

Foto: Programa Mundo Fecomércio

“Realizar esse evento, no período em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, é ratificar a importância e o significado desse setor produtivo e reconhecer que o Turismo é a vocação do Ceará”, defende a presidente do Cetur, Circe Jane Teles da Ponte, que também preside o Sindieventos CE.

Os eventos vão reunir diversos especialistas e será aberto ao público. No dia 23 aconteceu  um bate-papo entre especialistas em veículo de rádio, “Mundo Fecomércio”, tendo como participantes do presidente do CETUR da CNC, Alexandre Sampaio, a presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE), Anya Ribeiro, a Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Enid Câmara e Circe Ponte (CETUR CE), onde falarão sobre o aquecimento do Turismo e dos Eventos.

 A primeira live acontece no dia 25, com o tema “Carreiras Conectadas – Recepção e reserva – Governança – A&B – Gastronomia” e contará com a participação da presidente da Associação Nacional Brasileira de Governantas (ABG Nacional), Maria José Dantas; do presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará (Sindegtur), Alberto Augusto de Lima Neto.

A segunda live será realizada no dia 28, com o tema “As instituições de ensino e a articulação com o trade turístico”. O debate terá a participação da presidente do Cetur, Circe Jane; da consultora de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac, Cíntia Oliveira; da coordenadora de Graduação de Eventos da Unifor, Milena Auip e do Presidente da ABIH CE, Régis Medeiros. As lives serão transmitidas pelo Instagram da Fecomércio.

Já no dia 30 acontece o webinar “Turismo e Eventos – impactos que precisam ser compreendidos”, transmitido pelo Youtube da Fecomércio. O debate ao vivo e online contará com a participação de Mariana Aldrigui, Presidente do CETUR SP; do presidente da Fecomércio, Maurício Filizola; da presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE), Anya Ribeiro e do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves.

“Em nosso Webinar e nas lives abordaremos o cenário e perspectivas do Turismo e dos Eventos, índices econômicos gerados pelo segmento, geração de postos de trabalho, carreiras profissionais e a matriz curricular das instituições de ensino técnico e graduação para as áreas relativas ao Turismo”, resume Circe Jane.     

De acordo com a presidente do CETUR no Ceará, há muito o que ser debatido sobre o setor de Turismo e Eventos. Circe Jane explica que atualmente são vários desafios a serem enfrentados, como o fomento e a promoção do destino Ceará na retomada; passar credibilidade e segurança aos visitantes, a captação de novos voos e de novos eventos; geração de índices para formatação de projetos de sustentabilidade aos governantes em suas gestões e de investimento no setor por parte da iniciativa pública e privada, além de outros.

“A perspectiva para o futuro do setor no Ceará é reestabelecer os índices de crescimento a partir de 2021, considerando que isto acontecerá gradualmente nos próximos três anos”, considera.

De acordo com Circe Jane, nesse período de pandemia, devido ao novo Coronavírus, a Fecomércio, através do Cetur, uniu-se às instituições do setor para buscar alternativas de sustentabilidade às empresas da cadeia produtiva do Turismo e Eventos; articulando, por meio de interlocução com as diversas instâncias governamentais, a fim de demandar soluções em uma retomada segura e menos traumática.

Para o presidente da Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, a Semana do Turismo é mais uma ação da Federação para identificar os gargalos e apontar soluções viáveis para esse setor que é um dos mais afetados pela crise econômica gerada pela pandemia. “Estamos sempre atuantes em discutir e também ouvir as demais instituições com o intuito de colaborar para a recuperação e fortalecimento do Turismo e dos Eventos”, pontuou.

Programação alusiva ao Dia Mundial do Turismo

Quarta-feira – 23 de setembro – Mundo Fecomércio  – “O Aquecimento do Turismo e dos Eventos no Ceará” – 

Horário: 15 horas

Transmissão: O POVO CBN (FM 95,5)

Sexta – 25 de setembro

Live: Carreiras Conectadas – Recepção e reserva – Governança – A&B – Gastronomia

Horário: 15 horas

Transmissão: Instagram Fecomércio 

Segunda – 28 de setembro

Live: As instituições de ensino e a articulação com o trade turístico

Horário: 15 horas

Transmissão: Instagram Fecomércio 

Quarta – 30 de setembro

Webinar: Turismo e Eventos – impactos que precisam ser compreendidos

Horário: 09 horas

Transmissão: Youtube Fecomércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *