O estado do Ceará assinou, nesta terça-feira (17), acordo com a Amazon Web Services (AWS) para criação do primeiro Centro de Competências para Transformação Digital do país.

O Centro deve funcionar como canal de oportunidade e capacitação para jovens nas áreas de educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, segundo o governador Camilo Santana. A criação do Centro também deve impulsionar os planos do governo de digitalizar os serviços públicos estaduais.

“Queremos transformar o Ceará, até o final de 2022, num governo digital. Que os serviços da população sejam todos digitais, que o estado possa acelerar os seus processos de conectividade, de tecnologia, simplificando e melhorando a qualidade dos serviços”, ressaltou Santana.

O acordo foi assinado pelo governador, o gerente geral para setor público da Amazon, Paulo Cunha, e o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto Pessoa, responsável por toda rede de fibra óptica do estado.

Com a transformação dos serviços públicos em digitais, o governo afirma ganhar com redução de estrutura e segurança das informações, como destacou Pessoa.

“Quando migramos pra nuvem, reduzimos a estrutura, tornamos mais leve a operação, mais segura e, além disso, faz com que o estado seja capaz de inovar. Não é como adquirir uma máquina e essa máquina ficar durante cinco, seis anos. Se daqui a seis meses houver lançamento de nova tecnologia, podemos, rapidamente, migrar, fazendo com que o estado esteja sempre pronto para inovar”, defendeu o presidente da Etice.

A Amazon Web Services é uma plataforma de serviços de computação em nuvem, oferecida pela empresa Amazon, empresa multinacional de tecnologia norte-americana.

Por Cinthia Freitas/G1