Fenacce 2020 aconteceu em formato digital

O evento aconteceu entre os dias 4 e 13 de dezembro e contou com cerca de 300 expositores do Brasil. O mestre Espedito Seleiro, foi um dos nomes que abrilhantaram a Fenacce 2020._

A Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) – Arte de Toda Parte, chegou a sua 2ª edição com formato inédito. Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, a programação aconteceu totalmente on-line, exceto na abertura e no encerramento, que foi de forma híbrida.

Cerca de 300 expositores de 18 estados brasileiros estão confirmados. “É uma feira que é produzida no Ceará, mas que interliga todo o Brasil. Estamos reunindo virtualmente as principais entidades do setor para fortalecer e celebrar toda a cadeia do artesanato. Juntamos o artesão, a economia criativa, os grandes mestres da cultura cearense e nacional em um evento inovador que agregou e alcançou ainda mais pessoas”, disse a organizadora do evento Maristela Pavan.

Equipe de executivos do Sindieventos e da A&M Promoções e Eventos

Entre os expositores estavam: o mestre Espedito Seleiro, Cris kaspar de São Paulo, Beto Cunha de Minas Gerais, grupo de artesãos promovidos pela Enel, artesão do Ceart dentre outros nomes. A abertura oficial do evento aconteceu na noite do dia 4 de dezembro com apresentação cultural da Banda de Pífanos, do trio de forró Fulô da Mangabeira, o sanfoneiro Nonato Lima. O estilista Ivanildo Nunes promoveu um belo desfile de criações dele que realçaram a arte da alta costura com rendas e artesanato local. O show de encerramento ficou por conta do cantor e compositor Waldonys.

Segundo a organização, mais de 20 mil pessoas de todos os estados do País visitaram o site nos dez dias de eventos. “O artesanato é uma expressão rica da nossa cultura. Disperta a admiração de muitas pessoas e a Fenacce é uma oportunidade de conhecer os novos nomes do mercado do artesanato nacional, de resgatar valores e valorizar o que é nosso”, afirma Pavan.

Plataforma

Como forma de aproximar as pessoas da feira e proporcionar uma experiência inovadora, o site foi produzido com uma tecnologia interativa, onde o visitante pode passear nos ambientes virtuais e se sentir dentro do próprio evento. Os visitantes também concorreram a prêmios sorteados ao longo dos 10 dias de Fenacce e, no encerramento, o sorteio foi de duas passagens aéreas para uma capital dentro do Brasil, ao vivo, pelas redes sociais.

A Fenacce foi uma promoção do Sindieventos-CE e realização da A&M Promoções e Eventos.