MTur seleciona 27 cursos para profissionais de turismo que devem ser ofertados gratuitamente

MTur seleciona 27 cursos para profissionais de turismo que devem ser ofertados gratuitamente

Seleção ocorre após abertura de chamada pública para instituições de ensino que possuem cursos de capacitação e querem atuar em parceria.

Por Victor Maciel

Ministério do Turismo divulgou na última sexta-feira (27.08) uma lista com 27 cursos profissionalizantes selecionados para compor o programa de qualificação da Pasta. A escolha é fruto de chamada pública, divulgada em junho deste ano, que tinha o objetivo de promover parcerias com instituições de ensino públicas, privadas e do Sistema S na oferta de cursos de capacitação para o setor turístico. Instituições como a Universidade Vale do Rio Doce e a Federal da Paraíba aderiram ao edital e poderão ofertar cursos gratuitos para os profissionais do turismo.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a ação irá ampliar e diversificar a profissionalização do setor. “Já oferecemos cursos de idiomas, libras, atendimento ao turista e diversos outros que com certeza já impactaram a vida de muitos trabalhadores que atuam nos mais de 50 segmentos que compõem a nossa cadeia turística. Temos a consciência de que um trabalhador qualificado resulta em uma maior atividade turística e, consequentemente, na geração de emprego e renda para o país”, disse.

A partir desta iniciativa, poderão ser disponibilizados para os brasileiros de forma totalmente gratuita cursos como: atendente de lanchonete, barista, organizador de eventos, cerimonialista, condutor de turismo de aventura e garçom. As capacitações têm carga horária igual ou superior a 20 horas/aula.

A parceria não envolverá a disponibilização de recursos por parte do MTur. No entanto, a Pasta prestará todo o apoio necessário e divulgará os cursos disponibilizados pelas instituições em suas mídias. O Ministério do Turismo também vai fornecer sua logomarca para a promoção das capacitações, e haverá, ainda, a participação de representantes do órgão em solenidades e eventos de formação ou conclusão de aulas, sempre que possível.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *